LUIZA CALAGIAN é diretora e diretora de fotografia de São Paulo, Brasil. É formada pelo Curso Regular em Direção de Fotografia na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños - EICTV Cuba, onde também cursou a Maestria em Documentário de Criação. Estudou Ciências Sociais na Universidade de São Paulo, com enfoque nas áreas de antropologia visual e etnologia.
Seu primeiro curta metragem, Ava Mocoi, estreiou e foi premiado em Oberhausen, e o sengundo, Anba Dlo, terá sua estréia na Berlinale 2025. Seu trabalho como diretora e diretora de fotografia também for premiado em Ann Arbor, Kinoforum e Concordia, e exibido em festivais como Rotterdam, Visions Du Reel, Guadalajara, Hong Kong e Biarritz, entre outros. Seu primeiro longa como roteirista, diretora e diretora e fotografia, Flecha Para um Coração de Pedra, se encontra em processo de pós produção. O filme foi realizado junto a uma comunidade Guarani Mbya da cidade de São Paulo, povo com quem trabalha há mais de dez anos, e foi contemplado pelos editais de desenvolvimento e produção da SPCINE e complementação de produção do PROAC.
É fundadora da produtora paulistana independente Mata Fechada Filmes. Acredita no ofício do cinema como um feitiço, capaz de transmutar a realidade, construir e reconstruir pontes entre os seres humanos, a natureza e a espiritualidade, encantando o mundo.